segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Marcus Accioly - De um guriatã de coqueiro

Clique para ouvir:

DE UM GURIATÃ-DE-COQUEIRO 
Marcus Accioly

III
Guriatã-de-coqueiro,
quem você viu por primeiro,
o cavalo ou o cavaleiro,
responda, Guriatã?
- O cavalo de Sucram.
- Me diga, meu passarinho,
Sucram estavam sozinho,
me diga, Guriatã?

- Estava com seu amigo
porém corriam perigo
por causa do Papa-figo.
- Voe logo, Guriatã, vá avisar a Sucram
e Leunam, vá, minha ave,
senão não há quem se salve
da morte, Guriatã!

- Quando a vontade é de lei
é feito ordem de rei,
já fui, já disse e voltei.
- Espere, Guriatã,
peça a Leunam e Sucram
o fio inteiro da estória.
- Fui, vim, trouxe na memória.
- Me conte, Guriatã.

IV
Do que canta o Guriatã
- Eles moravam,
um do outro, na distância
que, não falhando a lembrança,
era um tiro de rifle,
e se avistavam
de perto ou de longe ainda,
como quem mora em Olinda
só vive vendo o Recife.

Os dois montavam
no alazão Ouro-Fino:
se indagava: "Esse menino
é irmão daquele de lá?"
Ou cavalgavam
um na garupa e um na sela:
"Sai da frente, abre a cancela,
que o cavalo quer voar".

Sempre caçavam:
"Meu cachorro Fede-e-Cheira
pedra de baliadeira
no papo do sabiá".
E atravessavam
de margem a margem de areia
o Siriji que na cheia
é rio de se afogar.

Sucram, o louro,
botava, no seu terraço,
letra em música de pássaro:
"Dó, ré, mi, sol, si, fá, lá".
Ambos, em coro, diziam, feito canção,
os romances do sertão
galopes da beira-mar.

Leunam, moreno-claro
fez com seu amigo
emboscada ou esconderijo
do dele e do seu tamanho,
pra no terreno
dos bambus do Siriji
os dois olharem dali
mulheres nuas no banho.

V
Dos dois amigos
Lá vai Sucram e Leunam,
que sempre vão sempre os dois:

- Ei, pastorador-de-gado,
que nomes têm os teus bois?

- Perguntem primeiro a eles
pra que eu diga depois.

- Perguntamos, nos disseram,
só falta agora saber,
pastorador, o teu nome
que boi nenhum quis dizer.

- Meu nome é não tenho nome,
me chamam por Sarará
Cravao Cancão Carinhoso
Cara-Preta Carajá
Manhoso Manso Mimoso
Satisfeito Simpatia
Ronceiro Ranço Rajado
Realejo Regalia
Afoito Agreste Africano
Primavera Piranji
Lerdo Luar Lavareda
Jaguaraba e Javali

Ai, pastorador-de-gado,
disseste o antes, depois:
chamas os bois por teu nome
e pelo teu nome os bois.

ACCIOLY, Marcus. Guriatã: um cordel para menino. 2. ed. Ilustrações de Dila. São Paulo: Melhoramentos, 1988.


Nenhum comentário:

Postar um comentário